quarta-feira, 23 de maio de 2012

3º SERNNE - João Pessoa/PB

 
 
 
III SEMINÁRIO REGIONAL NORTE-NORDESTE DE PÓS-GRADUAÇÃO EM
GEOGRAFIA

III Seminário Regional Norte-Nordeste de Pós-Graduação em Geografia será realizado de 13 a 15 de junho de 2012 na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na cidade de João Pessoa-PB. O evento tem caráter regional, contando com convidados dos Programas de Pós Graduação em Geografia do Norte e Nordeste e representantes de Agências de Fomento à Pesquisa. Seu público-alvo é constituído de pesquisadores e professores, além de alunos de pós-graduação em Geografia.

O tema central do evento é a “Pós-Graduação em Geografia no Norte e Nordeste: políticas de fomento, pesquisas e ações. O objetivo central desse evento é o de aprofundar os debates sobre a política de pós graduação e os desafios postos para a consolidação dos programas situados nessas duas regiões, seja no que concerne aos enfrentamentos relacionados a obtenção de recursos, seja no âmbito da concretização das pesquisas.

O evento está organizado nos seguintes segmentos, a saber: Diálogo de Abertura; Grupos de Trabalho, que constituem espaços privilegiados para discussões das diferentes pesquisas realizadas, ou em andamento, nos campos temáticos indicados na estrutura do evento; Mesas redondas, integradas por pesquisadores indicados pelo conjunto dos Programas de Pós-graduação do Norte e Nordeste; Fórum de Coordenadores, e de Estudantes, onde será discutida prioritariamente a política de Pós-Graduação do Norte e Nordeste, a partir das experiências construídas nas pós-graduações dessas duas regiões e das diretrizes das agências financiadoras.

As Mesas Redondas e o Diálogo de Abertura estão estruturados, visando aprofundar osdebates colocados nos eventos anteriores sobre a política de Pós Graduação brasileira, principal objetivo do evento. Já os Grupos de Trabalho visam debater o conjunto dos temas que vem sendo pesquisados nas pós graduações dessas duas regiões, de modo a fomentar a troca de experiências e o aprofundamento das pesquisas.

Objetivos:
Discutir e propor estratégias para a criação e consolidação dos Programas de Pós-graduação em Geografia nas Regiões no Norte e Nordeste, através do (a):
·    Fortalecimento das linhas de pesquisas e redes de pesquisadores;
·    Articulação e parcerias de pesquisadores de diferentes IES com vistas ao fortalecimento dos veículos de publicação científica;
·   Divulgação de experiências inovadoras no campo da divulgação científica;
·  Avaliação do desempenho dos Periódicos Científicos e parâmetros da Base Qualis e indexadores;
·  Realização de intercâmbios e convênios entre Programas, IES e órgãos de fomento à pesquisa.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário