quinta-feira, 21 de junho de 2012

Artigo sobre a EA na EJA em Rio Tinto-PB é publicado em Livro eletrônico do CNEA




O livro "Educação Ambiental: responsabilidade para conservação da sociobiodiversidade", com ISBN: 978-85-7745-938-4, está no ar. A obra é uma coletânea com 830 artigos correspondentes aos trabalhos apresentados no II Congresso Nacional de Educação Ambiental & IV Encontro Nordestino de Biogeografia. O livro eletrônico é apresentado em 4 volumes, contendo 5.584 páginas. Faça o download e divulgue este importante instrumento para a Educação Ambiental. Veja esta e outras publicações também no site: www.gsplanejamento.com

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  • Segue abaixo o resumo do artigo publicado:


EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NO MUNICÍPIO DE RIO TINTO – PB

Sidnei Felipe da Silva
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
prof.sidnei.eageo@gmail.com



RESUMO

Nas ultimas décadas, a Educação Ambiental ganhou bastante destaque na comunidade científica, passando a ser o principal elemento que a sociedade possui, na procura de diminuir os prejuízos causados ao meio ambiente. Atualmente, existe a necessidade da abordagem desta temática em todos os segmentos sociais, para que esta torne-se um instrumento que aliado a Educação de Jovens e Adultos (EJA) passe a promover mudanças de comportamento destes atores na sociedade. Sendo assim, o objetivo principal deste trabalho é analisar a implementação da Educação Ambiental na EJA em escolas públicas do município de Rio Tinto / PB. Pois, o equilíbrio é necessário para que seja estabelecida a sustentabilidade, e consequentemente, a garantia do futuro das próximas gerações. Partindo do local para o geral (ou global), é extremamente importante, disseminar a Educação Ambiental, com o intuito de despertar o sentimento de preservação dos recursos naturais do nosso planeta. A conscientização do alunado contribui para a elevação do nível de conhecimento da população sobre a temática ambiental, devido ao fato dos alunos se tornarem agentes multiplicadores da consciência ambiental, defendendo o meio natural e colaborando para uma proteção do meio ambiente local.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental, Educação de Jovens e Adultos, Conscientização.

 
ABSTRACT
In recent decades, environmental education has gained a lot of prominence in the scientific community, becoming the main element that society has, in seeking to lessen the damages caused on the environment. Currently, there is a need for addressing this issue in all segments of society so that it becomes a tool that together with the Youth and Adults Education (EJA) passes to promote changes in behavior of these actors in society. Thus, the main objective of this study is to analyze the implementation of environmental education in EJA in public schools of Rio Tinto / PB. So, the balance is required to sustainability be established, consequently ensuring the future of next generations.  From the local to the general (or global) is extremely important to disseminate environmental education, aiming to awake the feeling of preserving natural resources of our planet. The awareness of the students contributes to the raising of the population knowledge level about the environmental theme, due to the fact that the students become multipliers of the environmental conscience, defending the environment and contributing to a local environmental protection.

KEY-WORDS: Environmental Education, Youth and Adult Education, Awareness


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