sábado, 16 de junho de 2012

Artigo sobre a etnia Potiguara é apresentado no 3º SERNNE


A Comissão organizadora do 3º SERNNE tem a satisfação de lhe informar que o trabalho do Grupo de Pesquisa SABERES HISTÓRICOS: ENSINO DE HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA E PATRIMÔNIOS, do Coordenador Prof. Dr. Raimundo Barroso Cordeiro Junior (UFPB), foi aceito na modalidade de GT’s, para ser apresentado no 3º SEMINÁRIO REGIONAL NORTE E NORDESTE DA PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA, que foi realizado entre os dias 13 e 15 de Junho de 2012 na cidade de João Pessoa-PB.

E o trabalho apresentado pelo Grupo de Pesquisa foi: EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESCOLAS INDÍGENAS DO POVO POTIGUARA, do Mestrando em Geografia: Sidnei Felipe da Silva (UFPB)

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
EM ESCOLAS INDÍGENAS DO POVO POTIGUARA


Sidnei Felipe da Silva
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)


RESUMO

Nas ultimas décadas, a Educação Ambiental ganhou bastante destaque na comunidade científica, passando a ser um importante instrumento que a sociedade possui na busca de minimizar os prejuízos causados ao meio ambiente. Atualmente, existe a necessidade da abordagem desta temática em todos os segmentos da sociedade, inclusive para as comunidades tradicionais, a exemplo dos povos indígenas para que a educação ambiental possa vir a ser um instrumento que aliado a Educação de Jovens e Adultos (EJA) passe a promover mudanças de atitudes na sociedade atual. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar a importância de se aplicar a Educação Ambiental através das contribuições do ensino de Geografia na EJA em escolas estaduais indígenas do povo Potiguara da aldeia de Monte-Mór, situada no município de Rio Tinto-PB.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental, Povos Indígenas, Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Geografia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário