sábado, 14 de julho de 2012

UFPB é 1ª no Nordeste e 5ª no País em recursos do CT-Infra

 
A Universidade Federal da Paraíba vai receber mais de 9 milhões reais para desenvolver seis projetos. Os recursos se destinam a aquisição de diversos equipamentos para a realização de obras. É a instituição do Nordeste com o maior volume de recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia.
 
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é destaque na qualidade dos projetos submetidos à avaliação da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) no programa Proinfra (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica). A UFPB é a quinta melhor do Brasil, num quadro de 97 propostas apresentadas por todas as instituições federais de ensino superior do país.
 
O CT-Infra da UFPB é formado por seis projetos e receberá o montante de 9 milhões 851 mil e 487 reais. É a Universidade do Nordeste contemplada com o maior volume de recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia.
 
Os projetos contemplados são: Laboratórios de Lasers da UFPB - Fase III; Ampliação da Infraestrutura Multiusuária dos Programas de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, Odontologia e Ciências Biológicas; Núcleo Multidisciplinar para Ciências Moleculares; Melhoria da Infraestrutura Multiusuária de Pesquisa Agropecuária - Fase III; Qualificação da Infraestrutura para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Processamento e Energias Renováveis; Expansão da Infraestrutura Laboratorial para Integração das Pesquisas nas Engenharias.

Estes recursos se destinam a aquisição de diversos equipamentos de médio e grande porte e a realização de obras, a exemplo do Núcleo de Pesquisa em Ciências Moleculares que corresponde a um complexo com 1.620 m2 de área e que abrigará 11 laboratórios de pesquisa e duas salas de equipamentos no Departamento de Química, sendo eles: 1- Laboratório de Bioprocessos e Bioprodutos, 2- Laboratório de Materiais Luminescentes e Marcadores, 3-Laboratório de Sistemas Inteligentes em Química, 4- Laboratório de Modelagem Molecular de Sistemas Complexos, 5- Laboratório de Modelagem Molecular de Reações Químicas, 6- Sala de Espectroscopia Molecular, 7-Laboratório de Biotransformações, 8- Laboratório de Transformações Biomiméticas, 9- Laboratório de Eletroquímica e Sensores, 10- Laboratório de Síntese Química, 11- Laboratório de Materiais Moles e Polímeros, 12- Laboratório de Materiais Híbridos, 13- Sala de Cromatografia, 14- Sala do Cluster (Cálculos computacionais de alta performance).
Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com informações da Ascom da UFPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário