sexta-feira, 22 de março de 2013

Professor Dr. Lusival Barcellos lança livro sobre o cotidiano do povo Potiguara


Professor de Pós-graduação da UFPB lança “Paraíba Potiguara”


Um livro elaborado a quatro mãos que é um convite para um mergulho na vida de um dos mais conhecidos povos indígenas no Nordeste Brasileiro, “Paraíba Potiguara”, que une as imagens do fotógrafo Juan Soler Cózar e os textos de Lusival Antonio Barcellos para nos mostrar uma outra Paraíba, de notícias que as TVs raramente cobrem, e de que os jornais pouco nos falam, será lançado em abril, em três datas e localidades distintas, sendo o 1º livro lançado pela Editora Universitária- UFPB – na gestão da Reitora Margareth Diniz.
Professor de Pós-graduação da UFPB lança “Paraíba Potiguara”
 

No dia 10 de abril, às 10 horas, a obra será lançada na Aldeia São Francisco, no município de Baía da Traição. No dia 11, às 18 horas, o lançamento será no auditório da Reitoria da UFPB, ficando para o dia 17 do mesmo mês o lançamento no Solar Bela Vista, às 19 horas, em Natal (RN).

 
Com 192 páginas de belas fotos e textos em português e inglês, “Paraíba Potiguara” traz “belos registros de uma natureza paradisíaca, de muitas cores e infinitas luzes e tonalidades, de um meio ambientes rico e esplendoroso. Também de um povo moreno, operoso e trabalhador, mas igualmente alegre e festivo. São rostos de uma grande força e dignidade”, revelou João Pacheco de Oliveira, Antropólogo do Museu Nacional e Pesquisador do CNPq.

Os autores
“Paraíba Potiguara”, como já se disse foi escrito a quatro mãos. Duas delas elaborando os textos bilíngue e outras duas registrando nas lentes das câmeras a vida, o cotidiano da vida do indígena potiguara.

As fotos são de Juan Soler Cózar, fotógrafo, diretor de fotografia de longa-metragem para várias produtoras europeias e, como diretor, realizou inúmeros documentários e séries para televisão. Radicado em Natal (RN), dirige publicidade e documentários.

Os texto são de Lusival Antonio Barcellos, professor adjunto da UFPB, campus IV (Mamanguape/Rio Tinto). Doutor em Educação, é professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões (PPGCR/UFPB), liderando o Grupo de Pesquisa indígena Kuaba Atagbá. Tem dois livros publicados na área e várias comunicações orais apresentadas em congressos nacionais e internacionais sobre os povos indígenas Potiguara e Tabajara da Paraíba.
Fonte: 
 Ascom – Reitoria (Fernando Caldeira)


Nenhum comentário:

Postar um comentário