terça-feira, 16 de julho de 2013

PRÓ-VALE: analisando os movimentos sociais no Brasil


AS MANIFESTAÇÕES POPULARES NO BRASIL

A Direção do Pró-Vale realizou na quinta-feira passada (11 de julho de 2013) um excelente debate sobre o atual momento que o Brasil está vivenciando com as manifestações desencadeadas a princípio pelo MPL (Movimento Passe Livre) que luta por um transporte público de verdade. Podemos afirmar que em todo o território nacional durante o mês de junho de 2013, milhões de brasileiros, estudantes, trabalhadores, trabalhadoras fecharam as vias públicas, protestando contra o aumento das tarifas.

A Diretora do cursinho Tida apresentou: uma charge, vídeos e slides sobre os movimentos sociais no Brasil, onde os alunos tiveram a oportunidade de ver que estes movimentos desencadeados no século XX, foram contra a Ditadura Militar, pelas Diretas Já, pela Redemocratização do país, os "caras pintadas" pedindo impeachment do Presidente Collor.


Depois convidou os professores para fazerem parte da mesa de debate e conduziu uma mesa redonda com a participação de: Sidnei (Geografia), Ednalvo (História), Esdras (Biologia), Naldo (Diretor Financeiro) e Carlos Eduardo (Física).

 Todos os professores usaram da palavra e fizeram um breve histórico do MPL (Movimento Passe Livre), expressaram suas opiniões sobre a mídia e o seu poder de alienação, falaram da importância do voto, além dos temas mais difundidos entre os manifestantes como: transporte público, educação, saúde, segurança pública entre outros.

E todos foram unânimes em relação a corrupção que assola os poderes que governam nosso país, e mostraram que as manifestações apresentaram resultados com a redução das tarifas em todas as capitais, mais investimentos para a educação e saúde.
Os alunos ouviram atentamente as explanações dos membros da mesa e manifestaram suas opiniões após o caloroso debate entre os professores.

No final a Diretora Tida sorteou três alunos que terão desconto em suas mensalidades e encerrou o evento, segundo ela "o debate foi maravilhoso e o Pró-Vale está dando um show de cidadania". Reitero suas palavras e acrescento o seguinte "o desenvolvimento desta temática visa contribuir de maneira mais significativa na vida destes jovens, trazendo para eles a oportunidade do pensar crítico, para eles serem sujeitos da história, cidadãos críticos que possam contribuir para transformar nossa realidade e buscar uma sociedade mais justa e igualitária" (Professor Sidnei).

Um comentário:

  1. Muito bom, Profº. Sidnei Felipe!!! E ficamos muito gratos pelas palavras e pela colaboração.

    ResponderExcluir