quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Projeto Escolar "O Mini Atletismo: Formando Campeões" na Aldeia Jaraguá

EEIEFM Cacique Domingos (ALDEIA JARAGUÁ) promove o PROJETO: “O MINI ATLETISMO: FORMANDO CAMPEÕES”

Desde tempos imemoráveis, as crianças e adolescentes das unidades de ensino têm tido interesse em competir entre si e em buscar compararse com outras. O Atletismo, com sua variedade de eventos, proporciona uma excelente oportunidade para este tipo de interação entre pares. Já que o Atletismo oferece uma ocasião especial para esse intercâmbio, os responsáveis pelo nosso desporto tiveram a ideia de competições totalmente apropriadas para os educandos.
Na maioria das vezes, as competições de crianças e adolescentes neste esporte são um modelo proporcional às competições de adultos. Esta padronização inadequada, que é claramente contra as necessidades desse público alvo para um desenvolvimento harmonioso. Leva também quase a um elitismo que é prejudicial à maioria desses jovens.

Após numerosas iniciativas de pesquisas e estudos sobre a situação atual, o desafio também de nossa unidade de ensino tem sido formular um novo conceito de Atletismo que é unicamente trabalhado para desenvolver as necessidades do alunado. Pois, após realizarmos a etapa escolar do Programa de Formação Esportiva Escolar Atleta na Escola, estamos nos preparando para a etapa regional, inserindo uma metodologia inovadora e que agrada aos educandos participantes das aulas de Educação Física. 

Logo, o atletismo é, ou deveria ser um conteúdo clássico dentro da Educação Física escolar, entretanto este é muitas vezes esquecido por parte dos professores, que alegam vários empecilhos para a realização desta modalidade esportiva dentro do ambiente escolar, dentre estes empecilhos estão a falta de espaço físico, a falta de materiais adequados além do desconhecimento e conseqüentemente desinteresse dos alunos por este esporte. (SEDORKO; DISTEFANO, 2012).

Enfim, após os quatro estágios selecionados e preparados pelo corpo discente em parceria com o Educador Físico Emerson Felipe, que contara com o apoio do professor Wellington David, o secretário escolar Rafael Sousa e o empresário Daniel Martins promoveram esse grandioso evento nessa segunda feira, dia 29 de julho do corrente ano, no Campo de Futebol da Aldeia Jaraguá. Onde todos os alunos participantes saíram vitoriosos, pois, foram contemplados com uma viagem educacional-cultural para a capital do estado. Porem, a equipe “Amarela”, que tinha como líder, a educanda Vaniele Herminio, sagrou-se campeã numa disputa bastante acirrada com as outras três equipes (branca, verde, vermelha).
Logomarca do Projeto

Equipe Verde

Equipe Amarela

Equipe Vermelha

Equipe Branca

Equipe Campeã e Equipe Organizadora



Prof. Emerson Felipe da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário