sábado, 23 de agosto de 2014

22 de agosto "O Dia do Folclore" - Comemorações da EJA da Escola José Ribeiro Bessa em Mataraca-PB


A Escola Municipal José Ribeiro Bessa (Escola da Ladeira) realizou nesta sexta-feira, dia 22 de agosto de 2014, o "Dia do Folclore" contando com o apoio da Secretaria de Educação e Desporto, através da Secretária Jailda Cristina, e da Secretaria de Ação Social, através da Secretária Edilaine "Nenem", e com a colaboração dos corpos discente e docente, funcionários, coordenação e direção, o evento foi um sucesso e quem abrilhantou ainda mais a festa folclórica de nossa escola foi o Grupo Mensageiros da Paz, apresentando a dança "Ciranda da Melhor Idade", um grupo formado por 49 componentes da melhor idade (acima dos 65 anos) com a Coordenação de Neves e Jonas.

Professores e integrantes do grupo Mensageiro da Paz
Abertura do Evento
Coordenação Pedagógica falando da importância do "Dia do Folclore" para a educação
Podemos chamar de folclore aquilo que é fantasia, invenção de um povo, onde são envolvidas suas tradições, costumes e lendas. São as manifestações populares que podem aparecer em festas, alimentos, remédios, crenças, superstições, danças, contos populares, provérbios, adivinhações, apelidos, artigos de artesanato, brincadeiras infantis, dentre várias outras. Esses elementos folclóricos são transmitidos de pai para filho, de geração a geração, sem que se percam ao longo do tempo. Variam de região para região, de grupo social, de etnia. A palavra folclore é derivada das palavras “folk e lore”, que significam povo e conhecimento, respectivamente. O surgimento da data se deu através do arqueólogo inglês William John Thoms, onde o mesmo resolveu fazer um estudo sobre as tradições e lendas do seu país, solicitando apoio a uma revista de Londres. Para isso, William não usou seu nome, mas o pseudônimo de Ambrose Merton, pois temia não ser entendido. A revista publicou a carta no dia 22 de agosto de 1846, motivo pelo qual foi escolhido como o dia do folclore. O folclore brasileiro se originou através da mistura de diferentes raças, como dos índios, dos negros e dos brancos que colonizaram nossa terra. A mistura dos conhecimentos de cada uma dessas raças foi sendo transmitida para a outra, formando nossa identidade cultural.

A Gestora Escolar Cida Bastos, fala da importância da realização de mais um evento da escola voltado para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e que a escola quer proporcionar um ambiente adequado para realizar uma educação de qualidade.

A Gestora Escolar Cida Bastos junta aos integrantes do grupo Menssageiro da Paz
APRESENTAÇÃO CULTURAL
O grupo Mensageiro da Paz apresenta a "Ciranda da Melhor Idade"

Grupo Mensageiro da Paz
Todos na roda da "Ciranda da Melhor Idade"

Coordenador Jonas na roda da "Ciranda da Melhor Idade"

Aluno dançando na roda da "Ciranda da Melhor Idade"

Nosso agradecimentos ao grupo Mensageiro da Paz
Ao final da apresentação da "Ciranda da Melhor Idade" o grupo Mensageiro da Paz foi bastante aplaudido por todos os presentes, professores, alunos e funcionários adoraram a apresentação, e demonstraram muita admiração por essas pessoas que com mais de 65 anos de idade estão com muita disposição e alegria.

CONFRATERNIZAÇÕES NAS TURMAS
Os professores e alunos reuniram-se para realizar uma ceia contendo alimentos da nossa cultura prestigiando o nosso folclore, e tivemos pipoca, tapioca, beiju, arroz doce, manguzá, bolo de milho, bolo de fubá, macaxeira entre outros.

Turma do Fundamental I e as Professoras Zélia, Isabela e Janeide

Turma do 6º ANO e as professoras Viviane e Francielda 

Turma do 7º ANO e as professoras Viviane e Fabiula
Turmas dos 8º e 9º ANOS e os professores Gerisson e Viviane
Comidas típicas regionais
O evento transcorreu em uma clima de alegria e cordialidade e teve a participação maciça dos alunos matriculados da Educação de Jovens e Adultos - EJA da Escola José Ribeiro Bessa, que junto aos professores, funcionários, coordenação e direção tiveram um momento de descontração e cultura com a apresentação do grupo Mensageiros da Paz de Mataraca-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário