terça-feira, 16 de setembro de 2014

Um evento internacional no coração do Vale do Mamanguape (PARAIBA-BRASIL)


IV SECAMPO: um evento internacional no coração do Vale do Mamanguape 
Paulo Palhano
GEPeeeS-UFPB

vida acadêmica precisa de espaços plurais para realizar-se explicitando e exibindo entre e pelos pares as suas produções parciais ou conclusivas, num intenso movimento dialógico, onde reina a confraternização de saberes, o melhor entendimento dos objetos, dos desafios, constituindo-se o fazer ciência.

O IV SECAMPO, Seminário Internacional de Práticas Educativas, possui essa  'identidade', pois verifica-se que é profundamente marcado: a) pela participação de um coletivo acadêmico universitário; b) pela expressiva participação de educadores da rede publica; c) pela intensa presença ativa estudiosos e militantes dos movimentos sociais. Esses atores são convidados a renovarem seus laços pelo compartilhamento de esforços e trabalhos acadêmicos.

Na edição IV SECAMPO teremos a honrosa presença contarmos com educadores internacionais nas mesas de conferências, como: Mariano Isla (CUBA), Alba Rosa Pereyra Lanzillotto (ARGENTINA), Marta Pernambuco (UFRN), Alder Júlio Calado (UFPB), Maria Sirley (AELAC) e outros de igual labor e relevância em estudos educacionais.
Na programação constam 14 Grupos de Trabalhos - GT's, onde os participantes podem apresentar suas comunicações orais. Haverá ainda 09 Círculos de Cultura, onde diálogos serão estabelecidos numa polifonia educativa.

Para tal, o IV SECAMPO conta com um conjunto de professores-pesquisadores abnegados sendo estes vinculados a diversas instituições acadêmicas, como: UFPB - Campus João Pessoa, Campus Mamanguape/Rio Tinto e Campus de Bananeiras; UFCG, URFESA -Campus Angicos; UFRN- Campus Natal; UFMG; UFPE; UFC; UNICAMP; e IFRN-Campus Natal e Campus Parnamirim, que estarão coordenando as atividades educativas.

Na arquitetura do IV SECAMPO há um conjunto articulado de atos culturais que trarão ao público, em diversos formatos, atividades culturais, como: o Toré pela Juventude Universitária Indígena Potiguara (Aldeias Potiguara); a Poesia nos versos de Hailton Mangabeira (Macaíba); a Musicalidade nas vozes límpidas do Coral Augusto dos Anjos – Sapê-PB; o Reggae pela força da Banda D'gradê – (Mamanguape-PB), incubada pela INCUPOSVAM; a Capoeira (Rio Tinto-PB) com sua ginga e africanidade; além de outras representações da rica diversidade cultural.

No centro das atenções teremos as questões sobre metodologias. A ciência e a sociedade necessitam que seus membros qualificados em ambiente próprio como o IV SECAMPO, explicitem, aprofundem e validem ideias, inquietações, projetos, propostas estratégicas, alimentando e qualificando as práticas educativas.  

O IV SECAMPO ancora-se nos fundamentos de Paulo Freire e da teoria crítica. Não se trata de homenagear apenas, mas de utilizar o legado teórico experienciado em diversas partes do mundo. Paulo Freire nos deixou extensa coleção de títulos versando sobre educação. O 'andarilho da educação' e patrono da educação brasileira, foi o brasileiro que recebeu mais títulos internacionais, merecidos pela sua competência e contribuições para o ensino, pesquisa, extensão no âmbito escolar e junto aos movimentos sociais.

A coordenação convida os estudantes e professores a se fazerem presentes, apresentando seus achados em forma de artigo completo, artigo resumo estendido, banners, amostra de fotografia e amostra de vídeo, num amplo legue de opções. Lembramos que com apenas uma inscrição o participante apresentar seus trabalhos e ter acesso a todos os ambientes,  fomentando ricas reflexões e assim ampliando o seu capital cultural.

Para viabilizar o IV SECAMPO faz-se necessário destacar que um grupo de estudantes e professores, coordenados pelo GEPeeeS que encontra-se há um certo tempo dedicando a estruturar toda a organicidade desse evento. No site www.ccae.ufpb.br/secampo, organizados por bolsistas GEPeeeS, o participante têm a sua disposição todas as informações sobre o IV SECAMPO. E se precisar poderá enviar comunicação via e-mail: secampo2014@gmail.com.
Reiteramos a importância  da participação de estudantes de graduação e pós-graduação, de professores-pesquisadores, educadores da rede publica, estudiosos e militantes dos movimentos sociais para que juntos possamos saborear a troca de saberes. Todos são bem vindos a este espaço acadêmico da América Latina.


Site:
E-mail:


Nenhum comentário:

Postar um comentário