quarta-feira, 22 de junho de 2016

Descrição do Município de Teresina-PI


Ponte Metálica que liga Teresina-PI à Timom-MA

O município de Teresina constitui atualmente no principal centro politico, administrativo e econômico do Estado do Piauí, possui uma população de cerca de 850 mil habitantes distribuídos por cinco principais regiões que são: a zona leste (região mais rica da cidade), a zona sudeste, o centro, a zona sul e a zona norte. Teresina junto com os municípios adjacentes formam um aglomerado conhecido como grande Teresina que concentra entorno de 1.200.000 habitantes.
Ponte da Frei Serafim que liga o centro da cidade à zona leste

A cidade conta com um aeroporto (o principal do Estado) que realiza voos diários para importantes cidades no território brasileiro, como por exemplo, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo. Além disso, a cidade conta com uma rodoviária interestadual que funciona como terminal de diversas linhas que circulam pelo Nordeste. Existe um intenso fluxo entre as cidades que fazem divisa com Teresina, principalmente nas cidades de Altos, Jose de Freitas, União, Demerval Lobão, Nazária e Timom principalmente de estudantes e trabalhadores.
Adicionar legenda
Localiza-se em uma área considerada como mata dos cocais que faz a transição entre o sertão nordestino e a Amazônia. O clima da cidade é considerado elevado com temperaturas que ultrapassam os 30ºC, a vegetação perde suas folhas durante boa parte do ano em virtude do período de estiagem. O destaque na economia esta direcionado ao setor de serviços, principalmente no que se refere ao comercio varejista e ao setor hospitalar. Acidade conta com três shoppings centers que atendem a necessidade da população, além disso, conta com uma ampla rede de hospitais particulares, lojas de automóveis e supermercados.
Troca Troca - um dos principais locais de visitação da cidade

A localização geográfica é estratégica para futuros investimentos em razão de ficar próximo de Estados como o Ceará, Maranhão, Pernambuco e Bahia, fica entre dois rios perenes que são: o Parnaíba e o Poti. Conta com duas rodovias federais que são a BR 316 e a BR 343 que favorecem a circulação de pessoas, produtos e mercadorias. Fica a uma distância de aproximadamente de 600 km de Fortaleza, 400 km de São Luis, 1100 km de Recife e 1800 km de Brasília.
Palácio de Karnak - sede do Governo do Estado do Piauí


 
Praça Pedro II - Centro de Artesanato Mestre Dezinho

RIDE TERESINA
Região Integrada de Desenvolvimento – RIDE Grande Teresina

A Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Polo Grande Teresina foi criada pela Lei Complementar nº 112, de 19 de setembro de 2001, e regulamentada pelo Decreto nº 4.367, de 9 de setembro de 2002.   A RIDE tem como objetivo articular e harmonizar as ações administrativas da União, dos estados e dos municípios para a promoção de projetos que visem à dinamização econômica e provisão de infraestruturas necessárias ao desenvolvimento em escala regional.

Enquanto institucionalidade legalmente constituída, a RIDE tem prioridade no recebimento de recursos públicos destinados a investimentos que estejam de acordo com os interesses de  consenso entre os entes. Esses recursos devem contemplar demandas por equipamentos e serviços públicos, fomentar arranjos produtivos locais, propiciar o ordenamento territorial e assim promover o seu desenvolvimento integrado.

Competência
Articular, harmonizar e viabilizar as ações administrativas da União, dos estados do Piauí e do Maranhão e dos municípios que a compõem para a promoção de projetos que visem à dinamização econômica e provisão de infraestruturas necessárias ao desenvolvimento em escala regional. 
Abrangência
A RIDE abrange os municípios piauienses de Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Pau D’Arco, União, Nazária e Teresina, além do município maranhense de Timon.


Fonte: http://semplan.teresina.pi.gov.br/ride-teresina/



Autor: LINEU APARECIDO  PAZ  E  SILVA
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia - (UnB)
Trabalho Descritivo Apresentado na Disciplina: 
Desenvolvimento Regional e Novas Regionalizações
Professor Dr. Juscelino Eudâmidas Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário