terça-feira, 22 de maio de 2018

Aluna indígena de Rio Tinto foi selecionada para a etapa nacional da V CNIJMA em Brasília

V CNIJMA
A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).
É uma estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o país visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno, em conformidade com as orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA), aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação pela Resolução CNE/CP nº 02/2012.
A Conferência é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.
A Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada por adesão espontânea das escolas, representa um marco na política de Educação Ambiental do país.
A Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Cacique Domingos Barbosa dos Santos, situada na Aldeia Jaraguá, em Rio Tinto, estará representando o Estado da Paraíba na V CNIJMA (Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente), em Brasília, em Junho do corrente ano, através da aluna Jessyane Luiz, discente regularmente matriculada no 8º ano, manhã, e, aluna do Projeto Se Sabe de Repente.
Para alcançar tal feito, a unidade de ensino promovera a mencionada conferência na Escola, realizada no dia 13 de abril do corrente ano, e submeteu seu projeto juntamente com mais de 300 unidades de ensino da rede pública do estado.

Certificado da E.E.I. Cacique Domingos Barbosa dos Santos

Como obteve aprovação do Projeto para a etapa estadual, a mencionada aluna acompanhada pelo professor Emerson Felipe, estiveram em João Pessoa nos dias 16 e 17 do corrente ano, e, numa disputa que envolvera 51 (cinquenta e uma) escolas das redes municipais e estaduais do estado obteve, novamente, êxito. Logo, dentre os 17 (dezessete) projetos aprovados para representar a Paraíba em Brasília estará a aluna Jessyane que ponderou: "Quero agradecer essa conquista, primeiramente, a Deus que está sempre nos iluminando; ao meus pais e familiares; aos excelentes professores e demais funcionários da escola, em especial, ao professor Emerson; aos alunos do Projeto Se Sabe de Repente e todos aqueles que me elegeram delegada da escola para poder participar na etapa estadual; e, todos aqueles que contribuíram direta e indiretamente para o sucesso".
O professor acompanhante mencionado citou que essa conquista está alicerçada, também, pelas inúmeras parcerias concretizadas para o trabalho com o Meio Ambiente, dentre elas, destacou: Prefeitura Municipal de Rio Tinto, através da Secretaria de Agricultura e Secretaria de Meio Ambiente; EMATER, SEMAN - JP, UFPB, através do curso de Ecologia; EMPASA, MIRIRI BIOENERGIA, dentre outras.


Etapa Estadual da V CNIJMA realizada em João Pessoa-PB

Jessyane apresentando o projeto da escola na V CNIJMA em João Pessoa-PB

Emerson Felipe (Professor acompanhante) e Jessyane
(Delegada da E.E.I. Cacique Domingos Barbosa dos Santos - Aldeia Jaraguá)


V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente tem como objetivo fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral.

A Conferência Nacional é o encontro nacional das delegações estaduais para realização oficinas, atividades culturais e diálogos sobre o tema “Água”, a partir dos projetos de ação selecionados nas etapas Estaduais e Distrital.
Serão aproximadamente 460 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos, de todo pais, que já debateram o tema em suas escolas, nas Conferências Municipais e ou Regionais e nas Conferências Estaduais. Na Conferência Nacional, esses jovens irão aprofundar a temática, socializar os projetos, participar de oficinas.
Brasília-DF

V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente acontecerá de 15 a 19 de junho de 2018, em Brasília-DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário