ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA EMÍLIA GOMES DA SILVA
MARCAÇÃO – PB
PROJETO PROUTA
PROJETO UM
TABLET POR ALUNO: INCLUSÃO DE ALUNOS E PROFESSORES NO USO DE DISPOSITIVOS
MÓVEIS NA EDUCAÇÃO
ÁREA DE ABRANGÊNCIA:
Escola Municipal de Ensino Fund. Prof.ª Emília Gomes da Silva
PROFESSOR RESPONSÁVEL:
Jefferson Aurélio Ferreira e Silva
(Licenciatura em Ciências
da Computação - UFPB)
jefferson.aurelio@dce.ufpb.br
IDENTIFICAÇÃO
Título do Projeto:
PROUTA: Inclusão de Professores e Alunos no uso de dispositivos móveis
na educação.
Área de Abrangência:
Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Emília Gomes.
Rua:
Marcação/PB
Público-alvo:
Professores e alunos do Ensino Fundamental II da EMEF Prof.ª Emília
Gomes.
Duração do Projeto:
06 (seis) meses.
Período de Realização:
Início previsto: julho/2014
Término previsto: dezembro/2014
Professor Responsável:
Jefferson Aurélio Ferreira e Silva
Meta:
Incluir
todos os professores e alunos da escola no uso dos dispositivos móveis.
Recursos
Didáticos
Tablet,
datashow, pen-drive, notebook e quadro-branco.
O Prefeito Adriano Barreto fazendo a entrega do Tablet à aluna para a realização do PROUTA na Escola Profª Emília Gomes da Silva |
Sala de aula informatizada para o Projeto PROUTA |
APRESENTAÇÃO
O município de Marcação esta localizado
no vale do Mamanguape onde algumas escolas já possuem laboratórios de
informática, entretanto ainda há uma escassez de profissionais capacitados para
utilizar este ambiente com foco no seu potencial educacional. A partir desta
necessidade, este projeto visa proporcionar a inclusão digital de professores e
alunos, ressaltando as vantagens do uso da informática em suas atividades,
através da utilização de dispositivos móveis. Dessa forma, as atividades
propostas contribuem para uma maior segurança do professor ao utilizar o
ambiente das TICs, para a utilização de recursos básicos e até avançados, mas
de fácil aprendizado, como as ferramentas/aplicativos da web em suas atividades
em sala de aula. Além de capacitar os docentes indiretamente, o projeto objetiva
capacitar os discentes e motivá-los a participar das aulas de forma lúdica e
interativa, despertando nos alunos o interesse na aprendizagem móvel e
colaborativa.
JUSTIFICATIVA
O surgimento das novas tecnologias
de informação e comunicação, as chamadas TICs, têm alterado muitas atividades
da vida moderna. Essas mudanças, ao longo dos tempos, levaram estudiosos
envolvidos com a educação e tecnologia a refletirem e a pesquisarem sobre as
consequências dessas práticas sociais no processo de ensino/aprendizagem.
Diante do avanço tecnológico e o
crescente uso das novas ferramentas tecnológicas (Computador, internet,
tabletes, caixa eletrônico, cartão magnético, etc.) na vida social, há uma
necessidade dos cidadãos aprenderem a lidar como esses novos comportamentos e
raciocínios específicos. Porém, a inclusão digital não é somente através do
computador, precisamos capacitar as pessoas para usar as novas ferramentas de
forma correta para que acessem as informações e os meios de criação e produção
para a apreensão do conhecimento.
As TICs superam e transformam as
formas de criação, transmissão, armazenamento e significação das anteriores
(oralidade e escrita). Com essas tecnologias instaura-se uma outra lógica,
encarnada em novos suportes, em máquinas dotadas de capacidade de armazenar,
processar, e trocar informações a grande velocidade e com alta confiabilidade.
Essas tecnologias rearticulam em unidade processual rica de virtualidades as
demais linguagens, transformam a oralidade e a escrita, sem nunca dispensá-las
em suas formas anteriores e colocam desafios outros para todos nós no sentido
de fazer-nos usuários de tais modalidades de comunicação através dos meios
digitais.
Neste contexto, percebe-se que a
escola de ensino fundamental impactada pelas atuais políticas educacionais
necessita de uma formação que contemple as Tecnologias da Informação e
Comunicação (TICs), visando assim, instrumentalizar o professor atuante nesse
nível de ensino, objetivando mudanças significativas no pensar, fazer e agir
pedagógicos no cotidiano escolar dos seus alunos.
Capacitação dos Professores no PROUTA |
Professor Jefferson Aurélio idealizador do PROUTA Capacitando o corpo Docente da Escola Municipal Profª Emília Gomes |
OBJETIVOS
Objetivo
Geral
Incluir alunos e professores no
uso de dispositivos móveis, em especial o Tablet, para facilitar o processo de
ensino/aprendizagem na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Emília
Gomes.
a) Capacitação de alunos para o manuseio de
dispositivos móveis;
b) Orientação de professores na utilização de
ferramentas que auxiliem os conteúdos das disciplinas ministradas em sala de
aula, tais como: sites da web, portais de conteúdos, espaços colaborativos de
aprendizagem, jogos educativos, entre outros;
c) Acompanhamento dos professores durante as aulas,
dando o suporte necessário aos alunos no uso dos Tablets;
d) Gerenciamento e monitoramento dos arquivos dos
Tablets para uso de alunos e professores;
e) Levar o professor a exercer seu papel de
pesquisador e não mais um repetidor de informação.
Alunos aprendendo a manusear os Tablets |
Professor Jefferson Aurélio ministrando as instruções sobre o uso dos Tablets |
Prof. Aldo Mendonça (História) ministrando aula com a utilização dos Tablets |
PROCEDIMENTOS
OPERACIONAIS
a) Levantar e adequar a estrutura física de rede da
escola.
b) Traçar o perfil docente e discente do público-alvo,
envolvendo os stakeholders.
c) Baixar arquivos, aplicativos e programas para
auxiliar os professores em sala de aula.
d) Preparar e organizar os horários, junto com a
coordenação pedagógica e os professores para o uso do tablet em sala de aula.
e) Realizar pesquisas extraclasse para os professores
utilizarem os conteúdos a serem ministrados e transmitidos aos alunos.
f) Avaliar o desenvolvimento do projeto junto com a
direção e coordenação pedagógica.
OBS: A metodologia a ser utilizada será
pautada em aula expositiva com apresentação de slides, exemplos práticos de
aplicações, resoluções de problemas reais, utilizado o cotidiano dos alunos e
exibição de vídeos para o aprimoramento dos conteúdos ministrados.
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