segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Inclusão Digital de Professores e Alunos no Município de Marcação/PB no PROJETO PROUTA - PROJETO UM TABLET POR ALUNO


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA EMÍLIA GOMES DA SILVA
MARCAÇÃO – PB

PROJETO PROUTA
PROJETO UM TABLET POR ALUNO: INCLUSÃO DE ALUNOS E PROFESSORES NO USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO


ÁREA DE ABRANGÊNCIA:
Escola Municipal de Ensino Fund. Prof.ª Emília Gomes da Silva

PROFESSOR RESPONSÁVEL:
Jefferson Aurélio Ferreira e Silva
 (Licenciatura em Ciências da Computação - UFPB)
jefferson.aurelio@dce.ufpb.br






IDENTIFICAÇÃO
Título do Projeto:
PROUTA: Inclusão de Professores e Alunos no uso de dispositivos móveis na educação.

Área de Abrangência:
Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Emília Gomes.
Rua:
Marcação/PB

Público-alvo:
Professores e alunos do Ensino Fundamental II da EMEF Prof.ª Emília Gomes.

Duração do Projeto:
06 (seis) meses.

Período de Realização:
Início previsto: julho/2014
Término previsto: dezembro/2014

Professor Responsável:
Jefferson Aurélio Ferreira e Silva

Meta:
Incluir todos os professores e alunos da escola no uso dos dispositivos móveis.

Recursos Didáticos
Tablet, datashow, pen-drive, notebook e quadro-branco.


O Prefeito Adriano Barreto fazendo a entrega do Tablet à aluna
para a realização do PROUTA na Escola Profª Emília Gomes da Silva


Sala de aula informatizada para o Projeto PROUTA





APRESENTAÇÃO

O município de Marcação esta localizado no vale do Mamanguape onde algumas escolas já possuem laboratórios de informática, entretanto ainda há uma escassez de profissionais capacitados para utilizar este ambiente com foco no seu potencial educacional. A partir desta necessidade, este projeto visa proporcionar a inclusão digital de professores e alunos, ressaltando as vantagens do uso da informática em suas atividades, através da utilização de dispositivos móveis. Dessa forma, as atividades propostas contribuem para uma maior segurança do professor ao utilizar o ambiente das TICs, para a utilização de recursos básicos e até avançados, mas de fácil aprendizado, como as ferramentas/aplicativos da web em suas atividades em sala de aula. Além de capacitar os docentes indiretamente, o projeto objetiva capacitar os discentes e motivá-los a participar das aulas de forma lúdica e interativa, despertando nos alunos o interesse na aprendizagem móvel e colaborativa.



JUSTIFICATIVA

O surgimento das novas tecnologias de informação e comunicação, as chamadas TICs, têm alterado muitas atividades da vida moderna. Essas mudanças, ao longo dos tempos, levaram estudiosos envolvidos com a educação e tecnologia a refletirem e a pesquisarem sobre as consequências dessas práticas sociais no processo de ensino/aprendizagem.
Diante do avanço tecnológico e o crescente uso das novas ferramentas tecnológicas (Computador, internet, tabletes, caixa eletrônico, cartão magnético, etc.) na vida social, há uma necessidade dos cidadãos aprenderem a lidar como esses novos comportamentos e raciocínios específicos. Porém, a inclusão digital não é somente através do computador, precisamos capacitar as pessoas para usar as novas ferramentas de forma correta para que acessem as informações e os meios de criação e produção para a apreensão do conhecimento.
As TICs superam e transformam as formas de criação, transmissão, armazenamento e significação das anteriores (oralidade e escrita). Com essas tecnologias instaura-se uma outra lógica, encarnada em novos suportes, em máquinas dotadas de capacidade de armazenar, processar, e trocar informações a grande velocidade e com alta confiabilidade. Essas tecnologias rearticulam em unidade processual rica de virtualidades as demais linguagens, transformam a oralidade e a escrita, sem nunca dispensá-las em suas formas anteriores e colocam desafios outros para todos nós no sentido de fazer-nos usuários de tais modalidades de comunicação através dos meios digitais.
Neste contexto, percebe-se que a escola de ensino fundamental impactada pelas atuais políticas educacionais necessita de uma formação que contemple as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), visando assim, instrumentalizar o professor atuante nesse nível de ensino, objetivando mudanças significativas no pensar, fazer e agir pedagógicos no cotidiano escolar dos seus alunos.

Capacitação dos Professores no PROUTA

Professor Jefferson Aurélio idealizador do PROUTA
Capacitando o corpo Docente da Escola Municipal Profª Emília Gomes




OBJETIVOS

Objetivo Geral

Incluir alunos e professores no uso de dispositivos móveis, em especial o Tablet, para facilitar o processo de ensino/aprendizagem na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Emília Gomes.

 Objetivos Específicos
a) Capacitação de alunos para o manuseio de dispositivos móveis;
b) Orientação de professores na utilização de ferramentas que auxiliem os conteúdos das disciplinas ministradas em sala de aula, tais como: sites da web, portais de conteúdos, espaços colaborativos de aprendizagem, jogos educativos, entre outros;
c) Acompanhamento dos professores durante as aulas, dando o suporte necessário aos alunos no uso dos Tablets;
d) Gerenciamento e monitoramento dos arquivos dos Tablets para uso de alunos e professores;
e) Levar o professor a exercer seu papel de pesquisador e não mais um repetidor de informação. 

Alunos aprendendo a manusear os Tablets

Professor Jefferson Aurélio ministrando as instruções sobre o uso dos Tablets

Prof. Aldo Mendonça (História) ministrando aula com a utilização dos Tablets
PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS

a) Levantar e adequar a estrutura física de rede da escola.
b) Traçar o perfil docente e discente do público-alvo, envolvendo os stakeholders.
c) Baixar arquivos, aplicativos e programas para auxiliar os professores em sala de aula.
d) Preparar e organizar os horários, junto com a coordenação pedagógica e os professores para o uso do tablet em sala de aula.
e) Realizar pesquisas extraclasse para os professores utilizarem os conteúdos a serem ministrados e transmitidos aos alunos.
f) Avaliar o desenvolvimento do projeto junto com a direção e coordenação pedagógica.



OBS: A metodologia a ser utilizada será pautada em aula expositiva com apresentação de slides, exemplos práticos de aplicações, resoluções de problemas reais, utilizado o cotidiano dos alunos e exibição de vídeos para o aprimoramento dos conteúdos ministrados.




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