PROJETO
CONSCIÊNCIA NEGRA
TEMA:
EDUCAÇÃO NÃO TEM COR
Ensino Fundamental da EJA
A Professora Francielda e os Alunos da EJA |
Esse
Projeto visa valorizar a cultura negra e elevar a auto-estima dos alunos
através da valorização dos seus talentos. Ter consciência, nesse contexto
significa compreender que somos diferentes.
20 de NOVEMBRO - Dia da CONSCIÊNCIA NEGRA
Coordenação Pedagógica, Professores e Funcionários |
Apresentação Teatral
Orientados pela Professora Francielda (Geografia) os alunos apresentaram uma belíssima peça de teatro enfatizando o período da escravidão no Brasil.
Alunos se preparando para a encenação |
Encerramento da peça |
Apresentação Cultural com o Grupo: ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE CAPOEIRA BADAUÊ
Os capoeiristas orientados pelos Professores Gil, Edson e Edir, e sob a supervisão do Mestre Sabiá realizaram uma apresentação belíssima e usaram a palavra para tecer explicações sobre a CAPOEIRA. A associação de capoeiristas foi fundada em 1988, e devido ao trabalho desenvolvido durante quase 27 anos com os jovens do Vale do Mamanguape, a Escola José Ribeiro Bessa entregou o Troféu do DIA da CONSCIÊNCIA NEGRA.
Associação Cultural de Capoeira Badauê |
A capoeira contagiou todos os presentes |
Troféu Dia da Consciência Negra |
A Diretora Cida Bastos entregando ao Capoeirista Edir o Troféu |
Confraternização em todas as sala com Comidas Típicas da etnia negra
Confraternização com Comidas Típicas da etnia negra |
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Tema: Educação não tem cor.
Tempo de execução: 03 a 20 de novembro
– Dia Nacional da Consciência Negra
Característica: Projeto
Interdisciplinar.
PROBLEMA
Historicamente,
o Brasil, no aspecto legal, teve uma postura ativa permissiva diante da
discriminação e do racismo que atinge a população afro-descendente brasileira
até hoje. Nesse sentido, ao analisar os dados que apontam as desigualdades
entre brancos e negros, constatou-se a necessidade de políticas específicas que
revertam o atual quadro.
No campo da
educação, promover uma educação ética, voltada para o respeito e convívio
harmônico com a diversidade deve-se partir de temáticas significativas do ponto
de vista ético, propiciando condições desde a mais tenra idade, para que os
alunos e alunas desenvolvam sua
capacidade dialógica, tomem consciência de nossas próprias raízes históricas que ajudaram e ajudam a
constituir a cultura e formar a nação brasileira,
pois, o preconceito e o racismo são uma das formas de violência, diante disso, quais as situações que temos
possibilidades de mudar? Qual seria a nossa contribuição concreta para
viabilizar a conscientização das pessoas?
APRESENTAÇÃO
Esse projeto
de prática de leitura e conscientização a ser desenvolvido com aluno do Ensino
Fundamental da EJA. O projeto tem como objetivo no dia-a-dia as práticas da
conscientização e dos direitos humanos e da leitura com a arte e a desenvolver
uma construção lógica, viabilizando a capacidade do mesmo de construir suas
ideias e compartilhar com os demais. Assim possibilitando desenvolver e criar
ações participativas, com auto - estima que às vezes é perdida, e a
participação mais ativa nas aulas e no cotidiano.
INTRODUÇÃO
O projeto
CONSCIÊNCIA NEGRA, tem como finalidade principal a tentativa de despertar o
educando e a sociedade para um fato do cotidiano que é a discriminação racial e
que sempre é ignorado como se não existisse. Envolver crianças, adolescentes,
jovens e adultos nesse tema requer um aspecto motivador, surgindo assim o
interesse maior pela cultura e tipo de vida dos nossos descendentes.
Portanto
esperamos que todos ao final do projeto tenham essa consciência: “NÃO SE SINTA
SUPERIOR AOS SEUS IGUAIS”.
JUSTIFICATIVA
Fazer com que
busque construir novos significados para a conscientização e a leitura, trabalhando
com pesquisas sobre à origem das culturas afros-brasileiras, buscando levar
algo diferenciado com intuito de despertar no educando um interesse maior pela
leitura e cultura afro brasileira, enfatizando sempre que a leitura e a escrita
é o eixo principal do aprendizado e da construção significativa do cotidiano de
cada um.
Em meio à
diversidades de valores e culturas a que estamos inseridos, faz-se necessário
repensarmos nossas ações diante das atitudes de desrespeito com os afro - descendentes
que forma a maioria da população brasileira sendo historicamente discriminados e
desrespeitados em suas raízes e manifestações.
Assim sendo,
percebe-se a necessidade de um trabalho constante, proporcionando debates
constantes, momentos de reflexão e valorização da cultura Africana,
compreendendo sua importância para diálogo e convivência harmônica com a
diversidade. Em suma, pretendemos conscientizar nossos alunos sobre a
importância do negro na formação da sociedade brasileira e de todas as outras
sociedades em todo o mundo, analisando sobre a sua contribuição nas áreas:
social, econômica, cultural e política.
OBJETIVO
GERAL
·
Promover uma educação ética que
desenvolva a consciência de que a valorização do ser humano precisa ultrapassar
as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Conhecer e
valorizar a cultura afro-brasileira presente na cultura brasileira;
·
Conscientizar
sobre a importância da cultura africana na formação cultural brasileira;
·
Descobrir a
importância dos povos africanos na formação de nossa língua;
·
Conhecer a
culinária afro-brasileira;
·
Apreciar a moda
com tendências africana;
·
Oportunizar o
conhecimento básico em conceitos como história, economia, sociedade e cultura
africana;
·
Sensibilizar o estudante acerca da importância
do continente africano no contexto mundial;
·
Contextualizar
as diversas influências africanas em nossa sociedade, tais como, na linguagem,
vestimenta, alimentação e manifestações artísticas;
·
Conscientizar o
aluno da existência das práticas cotidianas do racismo;
·
Despertar o
interesse do educando para a biodiversidade na África do Sul;
·
Levar o
educando a perceber a relação entre o homem e o meio ambiente nas savanas
africanas.
CONTEÚDOS
·
Músicas
·
Contos Africanos
·
Poemas Africanos
·
Textos Informativos
·
A História dos Quilombos
·
Mitos e Lendas
DESENVOLVIMENTO
O
desenvolvimento do projeto estará em consonância com os blocos temáticos
citados e será feito de acordo com as necessidades da turma e a realidade
local, estabelecendo o problema e a proposta de conteúdo para a classe. O tema
será desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração,
sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer
observações diretas no entorno familiar, observações indiretas em ilustrações
e/ou vídeos, experimentações e leituras.
ATIVIDADES
SUGERIDAS
· 6º Ano: Arte
Africana: Músicas, pinturas ou confecção de máscaras africanas;
· 7º Ano: Contos
Africanos e Poemas Africanos, Mitos e Lendas;
· 8º Ano: Textos
Informativos, costumes e influências africanas (danças, culinária,
vestimentas);
· 9º Ano: Biografia
de personalidades afrodescentes,
A história dos Quilombos (Zumbi dos Palmares).
ESTRATÉGIA
·
Produções de
textos
·
Debates
·
Oficinas
·
Seminários
·
Danças
·
Atividades
lúdicas
·
Jogos
·
Brincadeiras
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
O trabalho de educação
anti - racista deve começar cedo. A criança negra precisa se ver como negra e
aprender a respeitar a imagem que tem de si mesmo e ter modelos que confirmem
essa expectativa.
O projeto visa à alegria
e à majestade da cultura africana, tudo como deve ser sem constrangimentos nem
equívocos. Portanto, este projeto trata-se de uma proposta construída, mas não
acabada e estará sujeito a mudanças de acordo com o cotidiano em sala de aula.
AVALIAÇÃO
A avaliação
acontecerá em qualquer momento do processo educativo, de forma contínua e
diagnóstica; com a intenção primordial de rever a própria prática docente
criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem-se suas
potencialidades levando em conta, principalmente, os avanços individuais dentro
da coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as atividades (de
acordo com as peculiaridades de cada aluno) no decorrer do projeto.
Excelente projeto. não tenho dúvida que alcançou todos os objetivos. também não podia ser diferente, vindo de um professor tão comprometido quanto você. Professor Junior
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