quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

"Educação não tem cor" - Projeto: Consciência Negra na EJA da Escola José Ribeiro Bessa em Mataraca-PB

PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA 

TEMA: EDUCAÇÃO NÃO TEM COR

Ensino Fundamental da EJA

A Professora Francielda e os Alunos da EJA 


Esse Projeto visa valorizar a cultura negra e elevar a auto-estima dos alunos através da valorização dos seus talentos. Ter consciência, nesse contexto significa compreender que somos diferentes.

20 de NOVEMBRO - Dia da CONSCIÊNCIA NEGRA


 
Coordenação Pedagógica, Professores e Funcionários

Apresentação Teatral

Orientados pela Professora Francielda (Geografia) os alunos apresentaram uma belíssima peça de teatro enfatizando o período da escravidão no Brasil.

Alunos se preparando para a encenação

 
Apresentação da peça

 
Cenas da peça


Encerramento da peça




Apresentação Cultural com o Grupo: ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE CAPOEIRA BADAUÊ

Os capoeiristas orientados pelos Professores Gil, Edson e Edir, e sob  a supervisão do Mestre Sabiá realizaram uma apresentação belíssima e usaram a palavra para tecer explicações sobre a CAPOEIRA.  A associação de capoeiristas foi fundada em 1988, e devido ao trabalho desenvolvido durante quase 27 anos com os jovens do Vale do Mamanguape, a Escola José Ribeiro Bessa entregou o Troféu do DIA da CONSCIÊNCIA NEGRA.

Associação Cultural de Capoeira Badauê


A capoeira contagiou todos os presentes

Troféu Dia da Consciência Negra

A Diretora Cida Bastos entregando ao Capoeirista Edir o Troféu

Confraternização em todas as sala com Comidas Típicas da etnia negra

Confraternização com Comidas Típicas da etnia negra




IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Tema: Educação não tem cor.

Tempo de execução: 03 a 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra

Característica: Projeto Interdisciplinar.

PROBLEMA


Historicamente, o Brasil, no aspecto legal, teve uma postura ativa permissiva diante da discriminação e do racismo que atinge a população afro-descendente brasileira até hoje. Nesse sentido, ao analisar os dados que apontam as desigualdades entre brancos e negros, constatou-se a necessidade de políticas específicas que revertam o atual quadro.
No campo da educação, promover uma educação ética, voltada para o respeito e convívio harmônico com a diversidade deve-se partir de temáticas significativas do ponto de vista ético, propiciando condições desde a mais tenra idade, para que os alunos  e alunas desenvolvam sua capacidade dialógica, tomem consciência de nossas próprias  raízes históricas que ajudaram e ajudam a constituir a cultura e formar a nação  brasileira, pois, o preconceito e o racismo são uma das formas de violência, diante  disso, quais as situações que temos possibilidades de mudar? Qual seria a nossa contribuição concreta para viabilizar a conscientização das pessoas?




APRESENTAÇÃO

Esse projeto de prática de leitura e conscientização a ser desenvolvido com aluno do Ensino Fundamental da EJA. O projeto tem como objetivo no dia-a-dia as práticas da conscientização e dos direitos humanos e da leitura com a arte e a desenvolver uma construção lógica, viabilizando a capacidade do mesmo de construir suas ideias e compartilhar com os demais. Assim possibilitando desenvolver e criar ações participativas, com auto - estima que às vezes é perdida, e a participação mais ativa nas aulas e no cotidiano.


INTRODUÇÃO

O projeto CONSCIÊNCIA NEGRA, tem como finalidade principal a tentativa de despertar o educando e a sociedade para um fato do cotidiano que é a discriminação racial e que sempre é ignorado como se não existisse. Envolver crianças, adolescentes, jovens e adultos nesse tema requer um aspecto motivador, surgindo assim o interesse maior pela cultura e tipo de vida dos nossos descendentes.
Portanto esperamos que todos ao final do projeto tenham essa consciência: “NÃO SE SINTA SUPERIOR AOS SEUS IGUAIS”.



JUSTIFICATIVA

Fazer com que busque construir novos significados para a conscientização e a leitura, trabalhando com pesquisas sobre à origem das culturas afros-brasileiras, buscando levar algo diferenciado com intuito de despertar no educando um interesse maior pela leitura e cultura afro brasileira, enfatizando sempre que a leitura e a escrita é o eixo principal do aprendizado e da construção significativa do cotidiano de cada um.
Em meio à diversidades de valores e culturas a que estamos inseridos, faz-se necessário repensarmos nossas ações diante das atitudes de desrespeito com os afro - descendentes que forma a maioria da população brasileira sendo historicamente discriminados e desrespeitados em suas raízes e manifestações.
Assim sendo, percebe-se a necessidade de um trabalho constante, proporcionando debates constantes, momentos de reflexão e valorização da cultura Africana, compreendendo sua importância para diálogo e convivência harmônica com a diversidade. Em suma, pretendemos conscientizar nossos alunos sobre a importância do negro na formação da sociedade brasileira e de todas as outras sociedades em todo o mundo, analisando sobre a sua contribuição nas áreas: social, econômica, cultural e política.



OBJETIVO GERAL

·         Promover uma educação ética que desenvolva a consciência de que a valorização do ser humano precisa ultrapassar as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Conhecer e valorizar a cultura afro-brasileira presente na cultura brasileira;
·         Conscientizar sobre a importância da cultura africana na formação cultural brasileira;
·         Descobrir a importância dos povos africanos na formação de nossa língua;
·         Conhecer a culinária afro-brasileira;
·         Apreciar a moda com tendências africana;
·         Oportunizar o conhecimento básico em conceitos como história, economia, sociedade e cultura africana;
·          Sensibilizar o estudante acerca da importância do continente africano no contexto mundial;
·         Contextualizar as diversas influências africanas em nossa sociedade, tais como, na linguagem, vestimenta, alimentação e manifestações artísticas;
·         Conscientizar o aluno da existência das práticas cotidianas do racismo;
·         Despertar o interesse do educando para a biodiversidade na África do Sul;
·         Levar o educando a perceber a relação entre o homem e o meio ambiente nas savanas africanas.





CONTEÚDOS

·         Músicas
·         Contos Africanos
·         Poemas Africanos
·         Textos Informativos
·         A História dos Quilombos
·         Mitos e Lendas



DESENVOLVIMENTO


O desenvolvimento do projeto estará em consonância com os blocos temáticos citados e será feito de acordo com as necessidades da turma e a realidade local, estabelecendo o problema e a proposta de conteúdo para a classe. O tema será desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações diretas no entorno familiar, observações indiretas em ilustrações e/ou vídeos, experimentações e leituras.

ATIVIDADES SUGERIDAS
·  6º Ano: Arte Africana: Músicas, pinturas ou confecção de máscaras africanas;
·        7º Ano: Contos Africanos e Poemas Africanos, Mitos e Lendas;
·   8º Ano: Textos Informativos, costumes e influências africanas (danças, culinária, vestimentas);
·        9º Ano: Biografia de personalidades afrodescentes,
A história dos Quilombos (Zumbi dos Palmares).


ESTRATÉGIA
·         Produções de textos
·         Debates
·         Oficinas
·         Seminários
·         Danças
·         Atividades lúdicas
·         Jogos
·         Brincadeiras


CONSIDERAÇÕES FINAIS

O trabalho de educação anti - racista deve começar cedo. A criança negra precisa se ver como negra e aprender a respeitar a imagem que tem de si mesmo e ter modelos que confirmem essa expectativa.
O projeto visa à alegria e à majestade da cultura africana, tudo como deve ser sem constrangimentos nem equívocos. Portanto, este projeto trata-se de uma proposta construída, mas não acabada e estará sujeito a mudanças de acordo com o cotidiano em sala de aula.


AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá em qualquer momento do processo educativo, de forma contínua e diagnóstica; com a intenção primordial de rever a própria prática docente criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem-se suas potencialidades levando em conta, principalmente, os avanços individuais dentro da coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as atividades (de acordo com as peculiaridades de cada aluno) no decorrer do projeto.


Um comentário:

  1. Excelente projeto. não tenho dúvida que alcançou todos os objetivos. também não podia ser diferente, vindo de um professor tão comprometido quanto você. Professor Junior

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