segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Os Professores e Pesquisadores Lusival Barcellos e Eliane Farias lançam livro sobre o povo Tabajara no Centro Cultural Fênix em Mamanguape-PB

Autores: Eliane Farias e Luival Barcellos

O professor Dr. Lusival Antonio Barcellos e A Professora Eliane Farias lançaram, no dia 30 de agosto de 2012, no Centro Cultural Fênix, às 19horas, o livro: Memória Tabajara - Manifestação de Fé e Identidade Étnica.
Prestigiaram o evento, estudantes de graduação e de pós-graduação, professores da educação básica da região e do ensino Superior da Paraíba e do Rio Grande do Norte, familiares, amigos e demais convidados.
O livro é resultado da dissertação de mestrado da professora Eliane Farias, orientada pelo professor Lusival Barcellos e resgata a memória da nação indíjena Tabajara da Paraíba, que há mais de um século não possuia registro em documentos históricos.
O prefácio do livro é do professor Dr. Estevão Palitot que esteve no lançamento e abrilhantou os discursos da noite. Segundo o professor Estevão, o povo Tabajara, assim como muitas nações indíjenas brasileiras, sofre as consequências de uma política imperial, do tempo do Brasil Império, de silenciamento do indíjena.
Professor Dr. Estevão Palitot

Diversos descendentes dos Tabajara da Paraíba estiveram presente na ocasião e reafirmaram o discurso do texto publicado. No final dos discursos, a palavra foi facultada e diversos professores, amigos e parentes da professora Eliane testemunharam sua luta para a realização do sonho de concretização do mestrado.
Liderança do Povo Tabajara

O evento terminou com um coquetel servido aos presentes que macissamente compraram o livro e solicitaram o autógrafo dos autores ao som do grupo show "MPB - Raízes" de Eduardo, aluno do Curso de Pedagogia da UFPB Litoral Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário