sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Pesquisas sobre os Potiguara são apresentadas no SECAMPO - 2012


2º SEMINÁRIO DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO VALE DO MAMANGUAPE - PB 
O 2º SECAMPO (2012) propõe o encontro de professores e gestores da rede pública de ensino com estudantes, professores e pesquisadores Universitários reunidos no âmbito da temática ‘educação, educação popular, redes sociais, tecnologias nos espaços escolares e comunitários’. É um local privilegiado para reflexão dos desafios para  o exercício do ser educador. 
 Educadores de escolas do campo, escolas indígenas, escolas das áreas de assentamentos rurais, escolas situadas no meio urbano e nas periferias, são convidados a participarem e compartilharem suas ideias, fundamentos e práticas, deixando-se questionar, pois, só com o rompimento individual e coletivo é possível a instauração de novas práticas e conhecimentos. O campo educacional é espaço articulador de estruturas, estruturantes, estruturadas de pensamento, capaz de criar, interagir com outros campos, sejam: políticos, campos econômicos, campos culturais, gestar e instalar maneira de ser, de pensar, de agir na sociedade.
 O evento qualifica-se pelas mensagens dos conferencistas, pelas exposições das comunicações orais nos grupos de trabalho, pelas oficinas de práticas, que articuladas visam ‘ampliar e socializar as ações educativas’, ‘estabelecem diálogos frente aos aprendizados com povos distintos – camponeses, operários, indígenas, assentados, urbanos’ –, convivendo com a pluralidade de sujeitos históricos nesse advento das tecnologias e redes sociais.
Educadores do Vale do Mamanguape Paraibano e de outros territórios do Brasil se confraternizam no diálogo e se encantam compartilhando práticas exitosas e desafiadoras, conectados com a educação infantil, fundamental, médio e ensino universitário.
 Participe do II SECAMPO. Divulgue o evento nos ambientes escolares e redes sociais. A educação é feita por educandos e educadores em prol do seu povo.


GT 2 - “EDUCAÇÃO, ETNIAS E MEIO AMBIENTE” - Trabalhos sobre os Potiguara
Texto 1: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL INDIGENA POTIGUARA UM ANÁLISE A LUZ DO COTIDIANO ESCOLAR DA CRECHE CURUMIM-BAÍA DA TRAIÇÃO-PB
Profª Maria Alda


Texto 6: O CURSINHO DA UFPB – LITORAL NORTE E A EDUCAÇÃO INDÍGENA:OS CAMINHOS E AS POSSIBILIDADES PARA O INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR
Profª Andréa Falcão


Texto 7: EDUCAÇÃO JURÍDICA POPULAR: NA BUSCA PELA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA COMUNIDADE POTIGUARA – VILA MONTE MOR RIO TINTO - PB.
Profª Rabá Sousa

Texto 8: EDUCAÇÃO NAS PRÁTICAS RELIGIOSAS DOS POTIGUARA
Prof. Almir


Texto 11: A INTERATIVIDADE INDIGENA POTIGUARA NO MEIO ACADÊMICO

GT2 -  EDUCAÇÃO, ETNIAS E MEIO AMBIENTE.
Coordenação:- Dra. Maria do Socorro Araújo - UFPB
                     - Profª Luzinete - GEPeeeS

Profª Luzinete (GEPeeeS)


Assim como no 1º SECAMPO realizado ano passado, neste ano vários foram os trabalhos sobre os povos Potiguara, são pesquisas realizadas por professores e pesquisadores que se preocupam com a cultura desta etnia. Neste dia 05 de dezembro, neste GT  tivemos trabalhos que caminham desde a educação infantil, passando pela possibilidade de ingresso no ensino superior e chegando até as relações da comunidade Potiguara dentro do meio acadêmico, nesta perspectiva também apresentou-se a questão da educação jurídica popular e os direitos humanos destes povos, assim como a educação e suas práticas e manifestações religiosas.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário