terça-feira, 14 de julho de 2020

Coordenadas Geográficas - Prof. Sidnei Felipe



GEOGRAFIA

As coordenadas geográficas

Os pontos de orientação servem para dar um rumo, isto é, uma direção, mas não permitem localizar com exatidão um ponto na superfície terrestre. Assim, quando dizemos que a área X está a leste de Y, não estamos dando a localização precisa dessa área, mas apenas indicando uma direção. Para saber com exatidão onde se localiza qualquer ponto da superfície terrestre — uma cidade, um porto, uma ilha, etc. —, usamos as coordenadas geográficas.
As coordenadas geográficas baseiam-se em linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre: os paralelos e os meridianos.

Paralelos: são linhas paralelas ao equador. A própria linha imaginária do equador é um paralelo. São linhas circulares que dão a volta na Terra. Cada paralelo abrange 360°. O maior paralelo é o equador, pois ele se localiza na parte mais larga da Terra.

Meridianos: são linhas semicirculares, isto é, linhas de 180°. Eles vão do Polo Norte ao Polo Sul e cruzam com os paralelos. Todos os meridianos têm o mesmo tamanho. Convencionou-se que o meridiano de Greenwich, que passa pelos arredores da cidade de Londres, na Inglaterra, é o meridiano principal.
A partir dos paralelos e meridianos, estabeleceram-se as coordenadas geográficas, que são medidas em graus, para localizar qualquer ponto da superfície terrestre.

Latitude é à distância, medida em graus (de 0° a 90), que vai da linha do equador para qualquer ponto da Terra. Qualquer lugar ou objeto situado na linha do equador possui 0º de latitude. O Polo Norte possui 90° de latitude norte, e o Polo Sul, 90° de latitude sul, totalizando 180° de latitude na superfície terrestre.

Longitude é a distância medida em graus (de 0º a 180°), que vai do meridiano de Greenwich até um ponto qualquer da Terra. Qualquer local ou objeto situado exatamente sobre o meridiano de Greenwich possui 00 de longitude. Para oeste ou para leste desse meridiano, a longitude vai aumentando até chegar a 180°, no outro extremo do planeta, totalizando 360° de longitude na superfície terrestre.


Sidnei Felipe da Silva
Doutor em Geografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário