terça-feira, 14 de julho de 2020

Introdução aos Fusos Horários - Prof. Sidnei Felipe




FUSOS HORÁRIOS
Em virtude dos avanços nos meios de transporte e comunicação, um sistema comum para determinar a hora local tornou-se necessário em 1884, 25 países reunidos em Washington estabeleceram uma divisão do mundo em 24 fusos de uma hora.
 Cada fuso horário possui 15°, pois se dividir os 360º que possui a esfera terrestre por 24 números de horas necessárias para que a Terra complete seu movimento de rotação.
O fuso horário referencial para a determinação das horas é o meridiano de Greenwich, como a terra gira de oeste para leste, os fusos a leste de Greenwich  tem as horas adiantadas (+), já os fusos a oeste tem as horas atrasadas (—) em relação a Greenwich.
O antimeridiano de Greenwich ou meridiano de 180º, encontra—se do lado oposto ao meridiano de Greenwich. por convenção internacional foi escolhido para ser a linha internacional de mudança de datas.
Linha Internacional de Datas: quando é meio-dia no meridiano de Greenwich, no oposto (antimeridiano de Greenwich), situado a 180º de Longitude de Greenwich, é meia-noite.

Sidnei Felipe da Silva
Doutor em Geografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário